Tem se observado que indivíduos mais ativos se recuperam mais rapidamente do Covid-19 que os sedentários. Os grupos de risco: pessoas mais velhas ou com alguma doença crônica como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e respiratórios, entre outros, são mais suscetíveis para uma evolução grave de Covid-19. Porém aquelas que possuem o hábito de realizar exercícios físicos, quando infectadas pelo vírus, seu organismo reage melhor, conseguindo combatê-lo com mais eficiência.
Durante o exercício o corpo produz substâncias anti-inflamatórias, o que é crucial para os pacientes mais graves de Coronavírus. O corpo em movimento além de equilibrar/fortalecer a imunidade trabalha os músculos intercostais, o diafragma, órgãos importantes ao sistema respiratório e na recuperação de uma possível infecção. O Covid-19 apesar de ser uma doença do sistema respiratório pode afetar vários sistemas como o cardiovascular, causando debilidade física, reduções na função pulmonar, circulatória, aumento do nível de estresse, alteração na qualidade de vida, etc.
O exercício é um aliado como parte central do tratamento! A recomendação é que durante a própria internação se inicie o programa de exercícios, inclusive começar dentro dos 30 dias após a fase aguda está associado aos melhores resultados (Barker-Davies et al., 2020). Um programa de exercícios aumentará a funcionalidade, qualidade de vida e reduzirá o risco de demais complicações.
O objetivo deve ser aliviar a dispneia (também chamada de falta de ar), o estresse psicológico, melhorar a função física e qualidade de vida. O exercício precisa ser individualizado e supervisionado, especialmente quando houver dificuldade em respirar, dores de cabeça, dores no corpo, tosse, febre e fadiga. Frequentemente, será necessário reduzir a sobrecarga cardiorrespiratória, tornando aconselhável o treino de força com menos repetições e as atividades aeróbias curtas e de baixa intensidade realizadas ao final do treino (P. Gentil, 2020).
Cuide de você se exercitando com segurança. Inclua um programa de exercícios na sua rotina, combatendo de fato o Covid-19, e se recupere de vez dele!