Jackeline Sintra

Como os exercícios físicos podem ser aliados fortes no tratamento de obesidade?

Qualidade de Vida , Treino em Casa

Para todo mundo é difícil manter uma rotina de exercícios nessa correria que vivemos, não é mesmo? Aqui seguem dicas preciosas para pessoas que lidam com a obesidade e precisam começar um tratamento.

Antes de iniciar um programa de exercícios é muito importante considerar o grau de obesidade. Porque a mesma pode estar associada com risco acentuado de doença cardiovascular e com outros fatores de risco como hipertensão, dislipidemias, diabetes e inatividade física.

O protocolo de prescrição de exercícios indica que sejam incluídos movimentos com menor impacto focando no treinamento aeróbio e de força cerca de 20 minutos para que o paciente comece a eliminar gordura – massa gorda.

Além de exercícios com pouco impacto, deve ser considerada a mobilidade do paciente para evitar lesões musculoesqueléticas, que já são prováveis por causa de sobrecarga de peso corporal nas articulações.

Devido à resistência física ser desfavorável, levando em consideração o grau de obesidade, os exercícios devem ser de intensidade leve a moderada, utilizando cargas de baixa intensidade.

A duração precisa ser curta porque longos períodos de treino podem trazer sensação de mal estar, podendo ocasionar tonturas, dificuldade para respirar, enjoos e até desânimo no paciente, que nesse momento precisa de estímulo e incentivo.

O treinamento pode abranger uma série de dispositivos como pesos livres segurados com as mãos, faixas elásticas, pesos livres progressivamente mais pesados e vários tipos de máquinas.

Por isso incluir um programa de treinamento físico no tratamento o torna mais completo melhorando a qualidade de vida de quem quer emagrecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *