O agachamento é recrutado constantemente durante as atividades de vida diárias (AVDs), praticado em muitasacademias, pode auxiliar em uma grande melhora na vida das pessoas, facilitando tarefas como andar, correr, saltar, sentar-se ou se levantar. É um dos exercícios mais completos por envolver um elevado número de articulações e músculos (quadríceps femoral, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femoral – posterior da coxa), abdominais e da região lombar). Ao fortalecer as pernas e os glúteos, e manter a coluna alinhada com abdômen ativo, a lombar fica protegida e a pessoa ganha mais equilíbrio durante o movimento.
Esse exercício polivalente tem a competência de melhora de desempenho na capacidade funcional do individuo na terceira idade comprovada por meio de pesquisas. O agachamento simula as atividades do dia a dia como sentar e levantar de cadeiras, sofás, promovendo um aumento de força muscular, auxiliando no desempenho funcional do indivíduo. Desta forma proporcionando na terceira idade a possibilidade de ser ativo e prevenir quedas, perda de massa óssea e massa muscular, prolongando assim a longevidade desta população.
Com isso, a prática do exercício agachamento irá proporcionar para o idoso o ganho de musculatura, fortalecimento das articulações e por sequência a melhoria da sua funcionalidade no dia a dia.
Então é importante incluir o exercício de agachamento no treino das pessoas idosas, realizado de maneira adequada e segura sob supervisão profissional exclusiva.
E você está disposto a se exercitar para envelhecer saudável?