Joseph Pilates, fundador do método, acreditava que sua técnica iria atingir as massas e finalmente seria adotada como universal. Hoje sabemos que ele tinha razão.
Devido a sua indiscutível eficácia, o método Pilates ganhou espaço mundial. Com isso começaram a surgir novos estilos e variações, mas devemos ficar atentos, porque nem tudo que se chama Pilates segue as técnicas de Joseph. No geral, existem dois estilos principais: o Pilates Original/Clássico e o Contemporâneo.
Saiba mais sobre os estilos de Pilates e suas particularidades:
O Pilates Clássico/Original foi criado por Joseph Pilates. Os profissionais seguidores desta linha trabalham o método puro, com Contrologia, que significa que ensinam o método exatamente como ele foi concebido, lançando mão dos exercícios clássicos usados por seu criador e dos equipamentos tradicionais (Cadillac, Ladder Barrel, Prancha de Molas, Reformer, Wunda Chair, Wall Unit, Ped-i-pull) e sem acessórios, com leque de exercícios possíveis com foco em alinhamento postural, mobilidade da coluna e fortalecimento de membros superiores e inferiores.
O Pilates Contemporâneo tem vários subtipos, que devem seguir as regras e princípios da Contrologia. Além dos equipamentos originais, conta com acessórios, como Fit Ball ou Bola Suíça, Overball, TRX, faixas elásticas, anéis Magic Circle, entre outros. Outra diferença é que quem trabalha com o Contemporâneo não faz uso de séries fixas e fica livre para criar em cima do método Original, sempre respeitando as orientações de Joseph.
O Pilates Funcional tem como foco exercícios que irão trabalhar o equilíbrio, agachamentos e saltos, simulando atividades que realizamos no dia-a-dia, focando bastante no uso dos acessórios citados acima.
No Pilates Aéreo os exercícios são feitos com o corpo totalmente suspenso. Faz uso do Columpio (em português, balanço ou lira) em vez de utilizar os aparelhos do Original. Vários exercícios são realizados de cabeça para baixo, as famosas invertidas.
O Neopilates foi criado no Brasil com o objetivo de obter um maior gasto calórico com uma gama de exercícios que fazem uso de bases instáveis e movimentos mais lúdicos. Utiliza equipamentos próprios, bem diferentes dos originais (Core Skate, Skier, Lira, Slackline, Escada, Wall e Graviti), e acessórios (bolas, Toning Ball, Medicine Ball, cama elástica e disco de propriocepção). É uma mistura de Pilates, Treinamento Funcional e acrobacias de circo. Costuma explorar também exercícios em que dois ou mais praticantes interagem entre si.
O Pilates Reabilitacional é uma modalidade utilizada por fisioterapeutas para tratar patologias.
E aí, decidiu qual o melhor para você? Comece hoje mesmo a melhorar sua qualidade de vida praticando Pilates!